Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Roraima
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RoraimaInforme Roraima
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo de Roraima

Policiais civis participam de curso sobre Cadeia de Custódia

15 de abril de 2025
Compartilhar

Cerca de 30 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes da PCRR (Polícia Civil de Roraima), participaram de um curso sobre “Cadeia de Custódia – Autenticidade de Arquivos Eletrônicos”, realizado no Laboratório de IERR (Informática do Instituto de Educação de Roraima). A formação, concluída nessa segunda-feira, 14, integra o Programa de Capacitação Continuada da corporação, coordenado pelo Nupen (Núcleo de Pesquisa e Ensino).

Com carga horária de quatro horas, as aulas abordaram, de forma teórica e prática, técnicas de manipulação de vestígios eletrônicos e o uso de softwares voltados para autenticação por meio da geração de códigos hash — fundamentais na preservação da integridade de provas digitais.

O curso, ministrado pelo perito criminal da Polícia Civil, Anaximandro Soares Coimbra, seguirá ao longo do mês de abril, com quatro turmas. A primeira ocorreu no dia 7, a segunda no dia 14, a terceira terá início no dia 22 e a última será realizada no dia 28. As inscrições estão disponíveis no site da Escola de Governo.

“O curso ganha importância na medida em que a informática toma conta de todos os processos. Hoje o processo criminal tem sua origem e todo o seu trâmite dentro da via eletrônica, e isso é importante para garantir a integridade dos arquivos que são inseridos e examinados dentro do processo”, destacou o perito Anaximandro.

O delegado da DGH (Delegacia Geral de Homicídios), Luiz Fernando, ressaltou a relevância do curso diante dos avanços tecnológicos e da necessidade de preservar a cadeia de custódia no contexto digital.

“Quando a sociedade percebe que a Polícia opera com rigor técnico e ético, há um aumento na credibilidade das investigações produzidas. Portanto, no mundo cada vez mais digital, onde a maioria das interações ocorre online, a capacitação das forças policiais em práticas de preservação e documentação de provas digitais se torna indispensável. Isso garante que os crimes sejam combatidos de maneira eficaz, respeitando os direitos dos cidadãos e promovendo a justiça. A cadeia de custódia das provas digitais não é apenas uma formalidade, mas sim um pilar das investigações modernas”, enfatizou o delegado.

A escrivã de polícia Jucélia Oliveira, lotada na delegacia de Pacaraima, também participou da capacitação e destacou a importância do tema na rotina policial.

“A gente trabalha muito na área da tecnologia, e usamos muito as redes sociais, os meios eletrônicos para o nosso trabalho. Então, esse curso nos mostra exatamente como ter o cuidado nas extrações e na coleta de dados eletrônicos que são extraídos para gerar provas, e, também, a forma correta em que ela será armazenada para evitar que se perca a autenticidade do documento através da criptografia dos códigos hash”, ressaltou a escrivã.

Assuntos Governo de Roraima
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo de Roraima

Chegada de equipamentos marca nova fase no tratamento oncológico em Roraima

14 de julho de 2025
Governo de Roraima

Polícia Civil intensifica ações preventivas e educativas para combate ao tráfico de drogas

14 de julho de 2025
Governo de Roraima

Pista de Arrancada: O Futuro do Automobilismo em Roraima

14 de julho de 2025
Governo de Roraima

Capacitação em Perícia Criminal: Aprimore Suas Investigações

14 de julho de 2025
Governo de Roraima

Golpe na compra de ar-condicionado é desvendado em ação conjunta do Deint e DERCC

12 de julho de 2025
Governo de Roraima

Polícia Civil é fortalecida com 25 novos policiais empossados pelo Governo de Roraima

12 de julho de 2025
Informe RoraimaInforme Roraima