A Sesau (Secretaria de Saúde) deu início nesta terça-feira, 15, à oficina de Prevenção das Carências Nutricionais na Primeira Infância em Roraima. O evento visa preparar os profissionais da rede pública de saúde para a retomada da Estratégia NutriSUS, Programa de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó.
O evento é uma parceria entre Sesau e Ministério da Saúde, e seguirá até quarta-feira, 16, no auditório do Eco Hotel.
“Falamos sobre a prevenção das carências nutricionais, falar um pouco sobre segurança alimentar, e o ponto principal é a implementação de NutriSUS, que é uma estratégia de fortificação da alimentação infantil voltada para a criança de 6 a 24 meses, que será implementada na atenção básica com início em agosto”, afirmou a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, Maria do Livramento Costa.
A retomada da estratégia marca uma nova fase do programa, que passa a entregar os sachês de micronutrientes diretamente às famílias, por meio das equipes da Atenção Primária, possibilitando a administração no domicílio.
“A importância da Sesau é porque o programa vai ser desenvolvido dentro do Estado, dentro da atenção básica, e a Sesau vai estar dando todo o apoio para a implantação de NutriSUS dentro dos municípios da atenção básica”, completou a gerente.
A iniciativa é parte da estratégia nacional para combater a má nutrição infantil e está alinhada com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, com foco especial nas regiões Norte e nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, onde os índices de insegurança alimentar e vulnerabilidade social são maiores.