Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Roraima
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RoraimaInforme Roraima
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo de Roraima

Oficina destaca fortalecimento da linha de cuidado das hepatites virais em Roraima

15 de julho de 2025
Compartilhar

Nesta segunda-feira, 14, a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) da Secretaria de Saúde realizou a Oficina de qualificação dos gestores de saúde para construção, implantação e implementação da linha de cuidado das Hepatites Virais em Roraima.

O evento, que é uma parceria com o Ministério da Saúde, segue até a quinta-feira, 17, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, na Faculdade Cathedral, e reúne representantes da Atenção Primária, Atenção Especializada, Vigilância, DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), unidades prisionais e diversas instituições de saúde.

Segundo a gerente do Núcleo de Controle das Hepatites Virais, Raquel Feitosa, a oficina vem para aprimorar estratégias integradas de prevenção, testagem, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com hepatites virais em todo o Estado.

“Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de evitar complicações como cirrose ou câncer hepático. Essa linha de cuidado vai nos ajudar a criar estratégias para alcançar pessoas que ainda não têm acesso às informações. Ainda há muito preconceito e dificuldade para atrair a população para as testagens. Queremos promover saúde e quebrar essa linha de transmissão”, explicou a gerente.

A oficina faz parte da estratégia nacional de eliminação das hepatites virais como problema de saúde pública no Brasil até 2030, promovendo ações articuladas e a qualificação dos profissionais envolvidos em todos os níveis de atenção à saúde.

Os profissionais ainda discutirão formas de alcançar os grupos mais vulneráveis, como indígenas, imigrantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A proposta é romper barreiras de acesso à informação, ampliar a testagem e superar o estigma que ainda dificulta o combate à doença.

Atuando no município de Bonfim, a médica Nicole Lima também destacou a importância da qualificação para o atendimento da população migrante na região de fronteira.

“São pessoas que transitam muito e acabam saindo do nosso radar. A oficina ajuda a criar estratégias de abordagem mais efetiva e garantir que esse cuidado seja contínuo, mesmo com os desafios de mobilidade”, destacou.

Assuntos Governo de Roraima
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo de Roraima

Chegada de equipamentos marca nova fase no tratamento oncológico em Roraima

14 de julho de 2025
Governo de Roraima

Polícia Civil intensifica ações preventivas e educativas para combate ao tráfico de drogas

14 de julho de 2025
Governo de Roraima

Pista de Arrancada: O Futuro do Automobilismo em Roraima

14 de julho de 2025
Governo de Roraima

Capacitação em Perícia Criminal: Aprimore Suas Investigações

14 de julho de 2025
Governo de Roraima

Golpe na compra de ar-condicionado é desvendado em ação conjunta do Deint e DERCC

12 de julho de 2025
Governo de Roraima

Polícia Civil é fortalecida com 25 novos policiais empossados pelo Governo de Roraima

12 de julho de 2025
Informe RoraimaInforme Roraima