Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Roraima
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RoraimaInforme Roraima
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governador Wilson Lima e prefeitos assinam repactuação que vai permitir repasses diretos de recursos estaduais aos municípios

6 de fevereiro de 2025
Compartilhar

De forma inédita, o programa vai ampliar participação do Estado na saúde dos municípios com verbas estaduais

Foto: Alex Pazuello / Secom

O governador Wilson Lima lançou nesta quinta-feira (06/01) o Saúde Amazonas Interior, durante evento com a participação de prefeitos e secretários de Saúde de 59 municípios. Na ocasião, foi lançado o Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no Interior que vai permitir o repasse de recursos estaduais diretamente (fundo a fundo) para as prefeituras e, de forma inédita, a ampliação da participação do Estado no cofinanciamento dos atendimentos realizados pelos municípios. Também foram entregues testes rápidos e nebulizadores para combate e diagnósticos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

“As decisões que estamos tomando aqui são resultados de experiências, de diálogo, de observação e do entendimento da realidade do interior. O que acabamos de assinar de repactuação diz respeito ao recurso estar sendo encaminhando (de forma direta) para os municípios. Estamos corrigindo distorções e dando autonomia maior para as prefeituras”, afirmou o governador Wilson Lima.

Foto: Alex Pazuello / Secom

Os municípios recebem recursos federais de forma direta e, com a repactuação, o Governo do Estado, que já fornece apoio através de contrapartida indireta com a oferta diversos serviços, como remoção aérea, recursos humanos e contas públicas (água e luz), também passará a destinar recursos para que as prefeituras realizem esses serviços.

Para 2025, os recursos estaduais chegarão a R$ 181,9 milhões e começam a ser destinados a partir de março, podendo esses valores aumentar de acordo com o “faturamento”, ou seja, a prestação de serviços realizados pelas unidades de saúde municipais, a exemplo de cirurgias executadas e quantidade de internações nos hospitais.

A distribuição dos valores de contrapartida do Estado obedece às diretrizes do Programa de Regionalização e Incentivo à Saúde Municipal no Amazonas (Prisma), que considera quatro blocos de financiamento, incluindo a Média e Alta Complexidade (MAC) – Assistência Hospitalar e Assistência Farmacêutica Hospitalar e Atenção Básica e Assistência Farmacêutica Básica, observando fatores como capacidade instalada, número de leitos, população e outros indicadores.

Foto: Alex Pazuello / Secom

Repasses inéditos

Entre as ações inéditas previstas na repactuação está a destinação do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de verbas estaduais para o fornecimento de serviços de Média e Alta Complexidade e Assistência Farmacêutica.

Para a execução dos atendimentos de Média e Alta Complexidade, os municípios já recebem recursos diretos do Governo Federal e, a partir de agora, com a repactuação, terão um aporte financeiro do Estado em cima dos valores pagos pelo Ministério da Saúde, de 15% para oito municípios polos e 10% para 51 municípios não polos.

Outra ação é o incentivo à Assistência Farmacêutica à Média Complexidade, que a partir da contrapartida estadual, o serviço de logística para aquisição de equipamentos e insumos que hoje é feito pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) passa a ser realizado diretamente pelas prefeituras.

Foto: Diego Peres / Secom

Com a destinação de recursos de forma direta, o Governo do Amazonas possibilitará maior autonomia administrativa e melhor planejamento das ações em saúde nos 59 municípios que assinaram o pacto.

O prefeito de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), José Ribamar Beleza, considerou a repactuação um movimento essencial para a questão logística do município, que fica no Alto Rio Negro.

“É de grande importância essa repactuação, porque vai melhorar muito a situação da saúde no nosso município, principalmente, para nós que moramos longe e é difícil a situação de transporte”, enfatizou.

Foto: Diego Peres / Secom

Cartilha de Avaliação de Desempenho

No TCG assinado entre Estado e municípios está previsto o monitoramento e acompanhamento da performance da saúde em cada um deles. Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) lançou durante o evento uma Cartilha de Avaliação de Desempenho.

A cartilha é considerada um instrumento norteador para que os municípios possam melhorar de forma qualitativa e quantitativa os resultados alcançados na prestação de serviços de saúde à população. A ferramenta traz indicadores de desempenho para as avaliações que serão quadrimestrais.

Foto: Diego Peres / Secom

Vigilância em Saúde

Na ocasião, o governador Wilson Lima também fez a entrega de mais de 35 mil testes rápidos e 82 nebulizadores. Os itens serão utilizados pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para diagnósticos e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Os testes rápidos poderão ser encontrados em Unidades Básicas de Saúde e serão utilizados para o diagnóstico na fase inicial da doença, complementando as estratégias para o controle do vetor. Atualmente, o Amazonas possui outros dois tipos de testes disponíveis no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM): a biologia molecular e o sorológico.

Além disso, os nebulizadores costais motorizados UBV serão distribuídos para 39 municípios. Os equipamentos são usados para o combate ao mosquito e controle da malária, ferramenta eficaz para eliminar os focos e controlar a propagação de doenças

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Redação 6 de fevereiro de 2025 6 de fevereiro de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Barco São João XXIII conclui expedição em Novo Airão com mais de 2,3 mil atendimentos em saúde, em seis dias

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Saúde Amazonas Interior: recursos do Governo do Estado atenderão demandas básicas e emergenciais, destacam prefeitos

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Vigilância em Saúde fortalece combate à dengue no Amazonas com entrega de testes rápidos e nebulizadores

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Amazonas divulga informe epidemiológico de arboviroses no Amazonas

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Prato Cheio: Seas indica o restaurante popular mais próximo do usuário

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Ipaam lança site exclusivo de acompanhamento da Operação Tamoiotatá

6 de fevereiro de 2025
Informe RoraimaInforme Roraima