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Governo de Roraima

Formação da Seed para professores aborda prática pedagógica em Libras

9 de abril de 2025
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A Secretaria de Educação e Desporto de Roraima promoverá, nesta quinta-feira, 10, às 18h30, uma formação de prática pedagógica na Libras (Língua Brasileira de Sinais). A capacitação propõe uma vivência real para professores que atuam nas SRMs (Salas de Recursos Multifuncionais) com alunos surdos.

O evento ocorrerá no auditório do prédio pedagógico da Seed, localizado na rua Barão do Rio Branco, nº 1495, Centro. Participarão da formação 34 professores de 17 unidades de ensino da rede estadual, que atuam em SRMs.

A capacitação é um importante passo para fortalecer a inclusão educacional, assegurando que os alunos surdos tenham uma experiência de aprendizagem mais significativa e eficaz. A chefe da Divisão de Educação Especial da Seed, Helen Feijó, ressaltou a importância da formação:

“Capacitar os professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais é essencial para garantir que os alunos surdos tenham um atendimento especializado de qualidade. Essa formação busca proporcionar uma vivência real da Libras, permitindo que os educadores aprimorem suas práticas pedagógicas e tornem a comunicação e a aprendizagem mais acessíveis para esses estudantes”, disse.

O principal objetivo da formação é ampliar as competências dos educadores no AEE (Atendimento Educacional Especializado) de alunos surdos. A atividade visa oferecer uma abordagem prática e imersiva na Libras, além de reforçar o compromisso do Governo de Roraima com a inclusão e o aprimoramento das práticas pedagógicas para estudantes surdos.

De acordo com o Censo Escolar, a rede estadual de ensino conta com 2.318 alunos matriculados no público-alvo da Educação Especial, abrangendo estudantes com deficiências diversas, como auditiva, visual, múltipla, intelectual, física, transtornos globais do desenvolvimento, espectros do autismo e altas habilidades/superdotação. Além disso, o levantamento do CAS (Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez Princesa Isabel) revela que a rede estadual atende 24 alunos surdos e 17 com deficiência auditiva.

As Salas de Recursos Multifuncionais desempenham papel essencial na educação especial, oferecendo recursos pedagógicos e tecnologias que complementam a formação dos alunos. Esses espaços permitem um atendimento mais individualizado e adaptado às necessidades dos estudantes. As matrículas nas SRMs são feitas após o início das aulas, quando as famílias assinam o termo de compromisso, pois as salas funcionam no contra turno escolar.

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 63 Salas de Recursos Multifuncionais em funcionamento, sendo 53 na capital, uma em escola estadual indígena, nove no interior e um total de 104 professores atuando no AEE. Além disso, outras 45 escolas estão em processo de implantação dessas salas.

ESCOLAS PARTICIPANTES

As 17 escolas estaduais que participarão da formação são:

●     Escola Estadual General Penha Brasil;

●     Escola Estadual Professora Diva Alves de Lima;

●     Escola Estadual Monteiro Lobato;

●     Escola Estadual de Tempo Integral Professora Maria das Dores Brasil;

●     Escola Estadual Oswaldo Cruz;

●     Escola Estadual Mário David Andreazza;

●     Escola Estadual Professor Antônio Ferreira de Souza;

●     Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos;

●     Colégio Estadual Militarizado Doutor Luiz Rittler Brito de Lucena;

●     Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães;

●     Colégio Estadual Militarizado Professor Severino Gonçalo Gomes Cavalcante;

●     Escola Estadual Maria Raimunda Mota de Andrade;

●     Colégio Estadual Militarizado Professora Maria dos Prazeres Mota;

●     Escola Estadual Professora Raimunda Nonato de Freitas;

●     Colégio Estadual Militarizado Presidente Tancredo Neves;

●     Colégio Estadual Militarizado Irmã Maria Teresa Parodi;

●     Colégio Estadual Militarizado Fernando Granjeiro de Menezes;

Assuntos Governo de Roraima
Redação 9 de abril de 2025 9 de abril de 2025
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