Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Roraima
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe RoraimaInforme Roraima
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Feira da Eduardo Ribeiro terá artesanato das etnias indígenas Baré, Tikuna e Sateré-Mawé, neste domingo

27 de abril de 2024
Compartilhar

Promovido pela Fepiam, a ação fortalece a economia e a cultura dos povos tradicionais do Amazonas

FOTOS: Fillipe Barroso/Fepiam

Fortalecendo as atividades culturais e econômicas dos povos tradicionais, a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) fará exposição e venda do artesanato indígena com as etnias Baré, Tikuna e Sateré-Mawé do Centro do Empreendedor Indígena Yandê Muraki, neste domingo (28/04) na Feira da Eduardo Ribeiro, bairro Centro, zona sul.

A Feira da Eduardo Ribeiro, que teve sua origem em 1999, continua sendo um ponto de convergência cultural e comercial na cidade. Das 7h às 12h, os visitantes poderão explorar uma variedade de adereços festivos, cordões, pulseiras, brincos e objetos de decoração, todos produzidos pelas mãos dos artesãos indígenas.

Segundo o diretor presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, essa iniciativa não apenas oferece aos turistas e moradores de Manaus uma oportunidade única de adquirir produtos autênticos, mas também fortalece a economia dessas comunidades tradicionais. “Estamos felizes em promover essa iniciativa que valoriza o artesanato e a arte tradicional, além de fornecer uma fonte de renda para as comunidades indígenas”, desta Nilton Makaxi.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas, valorizando suas tradições e conhecimentos ancestrais e o espaço para os artesãos indígenas na Feira da Eduardo Ribeiro faz parte disso”, ressaltou Joabe Leonam, diretor-técnico da Fepiam.

Yandê Muraki

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fepiam, o Centro do Empreendedor Indígena Yandê Muraki tornou-se um espaço fixo para os artesãos indígenas exportarem e comercializarem suas criações.

Cujo nome significa “Trabalho de Todos Nós” é um espaço de arte e cultura, reunindo uma variedade de materiais artesanais produzidos por indígenas de diferentes regiões e etnias do Estado do Amazonas. Além do artesanato, o local também oferece uma gama de produtos que vão desde vestimentas e acessórios até remédios naturais da floresta e pinturas corporais.

Atualmente, o Yandê Muraki conta com a participação de 37 profissionais e está localizado na rua Monsenhor Coutinho, 129, Centro, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O post Feira da Eduardo Ribeiro terá artesanato das etnias indígenas Baré, Tikuna e Sateré-Mawé, neste domingo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Assuntos Governo do Amazonas
27 de abril de 2024 27 de abril de 2024
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima e prefeitos assinam repactuação que vai permitir repasses diretos de recursos estaduais aos municípios

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Barco São João XXIII conclui expedição em Novo Airão com mais de 2,3 mil atendimentos em saúde, em seis dias

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Saúde Amazonas Interior: recursos do Governo do Estado atenderão demandas básicas e emergenciais, destacam prefeitos

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Vigilância em Saúde fortalece combate à dengue no Amazonas com entrega de testes rápidos e nebulizadores

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Amazonas divulga informe epidemiológico de arboviroses no Amazonas

6 de fevereiro de 2025
Amazonas

Prato Cheio: Seas indica o restaurante popular mais próximo do usuário

6 de fevereiro de 2025
Informe RoraimaInforme Roraima